A Lei Estadual nº 4.541/2014, que instituiu o "Outubro Rosa", reforça as ações de prevenção contra o câncer, especialmente entre as mulheres, em Mato Grosso do Sul. A iniciativa foi dos deputados Zé Teixeira (DEM), Mara Caseiro (PTdoB) e da então deputada Dione Hashioka (PSDB). É um alerta de prevenção contra o câncer para todas as mulheres, porque hoje sabemos que, se for descoberto precocemente, há muitas chances de cura, afirmou Zé Teixeira nesta quinta-feira (1/10), em entrevista à Rádio ALMS.
O parlamentar lembrou que já foi vítima da doença e teve familiares que também lutaram contra o câncer, ressaltando a importância da prevenção. Faço um alerta às mulheres, para que não tenham medo e procurem o médico e façam os exames, porque a prevenção é fundamental, enfatizou.
O Outubro Rosa prevê a promoção de campanhas para a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, envolvendo também voluntários, profissionais e acadêmicos de diversos cursos de graduação das universidades públicas. Outubro também é um mês importante graças às celebrações do Dia do Vereador [dia 1º], Dia do Produtor Rural [10], Divisão do Estado de MS [11], Dia das Crianças [12] e Dia do Servidor Público [28], e, com relação aos servidores, quero dizer que todos são parceiros, cada um com a sua história fazendo a diferença na Casa de Leis, disse Zé Teixeira.