Todos sabemos que o processo eleitoral é o principal pilar da democracia brasileira, seja ela em qualquer esfera. Por meio do voto podemos escolher os representantes que governarão nossa cidade, estado e país seja no legislativo ou executivo - pelos próximos quatro anos.
Infelizmente, o município de Itaporã vem enfrentando pequenos transtornos referentes à execução deste processo. Atualmente a cidade não conta com Cartório Eleitoral, obrigando seus cidadãos a se deslocarem até o município de Dourados todas as vezes que necessitam dos serviços do Tribunal Regional Eleitoral.
Tendo conhecimento deste fato, o deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa, Zé Teixeira (DEM), apresentou indicação mediante aos pedidos formulados pelos vereadores Márcio Roberto Machado e Givanildo S. Rondina solicitando ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul, Juiz Divoncir Schreiner Maran, e aos deputados federais e senadores representantes do Estado na Câmara dos Deputados e Senado Federal as providências que couberem, bem como a viabilização de recursos para a construção de prédio, para a instalação de Cartório Eleitoral no município.
Segundo Teixeira, a obra garantirá os direitos políticos assegurados pela Constituição Federal a todos os cidadãos itaporanenses. Salientamos a proximidade com mais uma eleição, e a instalação do Cartório Eleitoral em Itaporã irá garantir que todos os cidadãos tenham acesso facilitado à justiça e a seus serviços públicos no município onde residem, principalmente no que se refere à regularização de documentos, sem os transtornos hoje enfrentados com a necessidade de se deslocarem até outra cidade para serem efetivamente atendidos, finalizou o democrata.