Em comemoração ao Dia do Cerimonialista (29/10) e, com o objetivo de atender a classe que exerce à referida atividade em Mato Grosso do Sul, o atual primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zé Teixeira (DEM), encaminhou o ofício 004/16 aos deputados federais e senadores - que representam o Estado no Congresso Nacional, pedindo a aprovação do Projeto de Lei que regulamenta a profissão de cerimonialista no País.
O parlamentar expõe em seu ofício, considerações a respeito da importância na regulamentação da profissão, para que seja assegurada a concessão de benefícios trabalhistas à classe, e da necessidade de exigência de diploma de nível superior.
Reconhecendo a relevância da questão - fazemos desta também nossa luta, para que os profissionais de MS e do Brasil sejam reconhecidos e tenham seus direitos garantidos. Por isso solicitei aos nobres parlamentares à análise perante a votação do referido projeto, justificou o parlamentar.
Segundo o membro titular da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo, Silvio Lobo Filho, o cerimonialista tem um papel importante, na medida em que possui conhecimento específico sobre os procedimentos necessário para realizar sessões solenes e atos protocolares. As histórias da Idade Média e da Idade Moderna fazem referência à importância da etiqueta e cerimonial nas relações entre pessoas, países e autoridades. Existe sempre um cerimonialista na família, responsável pela fala sobre o nascimento de uma criança ou que comanda o parabéns.