17.09.2013

Brasil e outros países pedem mais medidas contra mudança climática

/_arquivos/uploads/0/609-023e062fd10caef784d67742f9331faf.data
Tamanho da letra
A-
A+

Brasil, África do Sul, China e Índia pediram nesta segunda-feira aos países desenvolvidos mais reduções de emissões dos gases que causam o efeito estufa e mais recursos financeiros para combater a mudança climática, no final de um encontro sobre o tema realizado em Foz do Iguaçu.

O Brasil foi representado no encontro pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. “Os ministros reiteraram sua preocupação com a insuficiência dos compromissos atuais dos países desenvolvidos sobre reduções de emissões e sobre a facilitação de apoios financeiros e tecnológicos”, afirmaram as quatro nações, que formam o bloco chamado Basic, em uma declaração conjunta.

O documento foi a conclusão de dois dias de trabalhos para discutir a proposta conjunta que levarão à Conferência das Partes sobre Mudança Climática (COP19), que acontecerá em novembro na Polônia. Do encontro também participaram representantes de Argentina, Paraguai, Peru, Venezuela e Fiji.

Em sua declaração, os quatro países do Basic defenderam também a ratificação das emendas do Protocolo de Kioto que estabelecem um segundo período de tempo para a redução das emissões. Esse tratado foi adotado em 1997 e no ano passado as emendas estenderam sua validade até 2020.

No entanto, não aderiram a essas cláusulas países como Japão, Rússia, Canadá e Nova Zelândia, e nem os Estados Unidos, que nunca chegaram a ratificar o tratado original.

Estas ausências fazem com que os países que se comprometeram a reduzir suas emissões durante o segundo período de Kioto, como os membros da União Europeia, Austrália, Noruega e Suíça, gerem pouco mais de 15% do total de emissões poluentes mundiais.

O bloco BASIC também pediu em sua declaração a definição de “um caminho claro para alcançar o objetivo de fornecer US$ 100 bilhões por ano em 2020? a um fundo de ajuda dos países desenvolvidos para assistir às nações em desenvolvimento a fazer frente à mudança climática.

O grupo enfatizou, além disso, a validade do princípio das responsabilidades “comuns, mas diferenciadas” em relação à mudança climática.

O BASIC destacou ainda que a responsabilidade pelo efeito estufa é de todos os países, mas “diferenciada na medida em que contribuíram historicamente ao problema que enfrentamos”.

Algumas nações em desenvolvimento consideram que os países ricos contribuíram mais à mudança climática, pelo efeito acumulado de séculos de alto consumo energético. 


Portal Ambiental

Relacionados

logo
© 2024 Zé Teixeira - Deputado Estadual

Desenvolvido por: