07.02.2013

Projeto de Lei de combate à mosca de estábulo é apresentando na AL

/_arquivos/uploads/0/696-c647b97fce70d2e18878096f2cfd0b5a.data
Tamanho da letra
A-
A+

Além da geração de empregos e desenvolvimento econômico, as chegadas das usinas de cana-de-açúcar trouxeram novas preocupações aos pecuaristas de Mato Grosso do Sul. Um surto de mosca do estábulo está atacando o rebanho bovino nos municípios do Estado.

Pensando nisso, os deputados estaduais Zé Teixeira (Democratas), Laerte Tetila (PT), Márcio Monteiro (PSDB) e Márcio Fernandes (PTdoB), apresentaram um projeto de Lei que dispõe sobre o armazenamento, distribuição e aplicação da vinhaça gerada pelas atividades sucroalcooleiras no Estado.

A vinhaça é o principal subproduto da agroindústria canavieira. Considerada altamente poluidora, a vinhaça é eliminada no processo de cristalização do caldo de cana. Para cada litro de álcool produzido, por exemplo, 12 litros de vinhoto são deixados como resíduo.

Se armazenada de forma inadequada, descartada em áreas de sacrifício e aplicada em excesso no solo, sem nenhum critério para a bio-fertirrigação, a vinhaça pode causar graves danos ambientais como, por exemplo, a salinização do solo, contaminação do lençol freático, das águas superficiais (lagoas, córregos, rios e nascentes), com forte impacto sobre o meio biótico e a plorifelação de insetos, conhecidos como mosca-de-estábulo.  A mosca vive em equilíbrio com o meio ambiente e se alimenta do sangue de animais, situação esta que vem preocupando os pecuaristas. A sua proliferação, no entanto, deve-se à utilização de vinhaça da cana-de-açúcar, em excesso, como abudo das áreas de plantio.

O deputado Zé Teixeira (Democratas) relata que pecuaristas da região o procuraram em 2012 e pediram ajuda do poder público. “Entraram em contanto conosco e relataram a situação. Nós, que somos ligados ao setor produtivo, ficamos perplexos e não medimos esforços para combater este mal”, afirma Zé Teixeira.

De acordo com o deputado estadual Laerte Tetila (PT), a matéria pode ser aperfeiçoada. Ele também informou que pretende realizar uma audiência pública nos próximos meses para debater a proposta.

Relacionados

logo
© 2024 Zé Teixeira - Deputado Estadual

Desenvolvido por: