20.02.2013

Projeto de Lei do deputado Zé Teixeira denomina escola em Dourados

/_arquivos/uploads/0/708-059f721ee5d0b544cfdba12912597e3e.data
Tamanho da letra
A-
A+

Reconhecendo a dedicação dos serviços prestados para com a sociedade, o deputado estadual Zé Teixeira (Democratas) apresentou projeto de Lei que denomina “Escola Estadual Professor José Pereira Lins” o prédio da unidade de ensino em construção, no Jardim Jóquei Clube, em Dourados.

Nascido em 05 de fevereiro de 1921 o professor Lins chegou a Dourados em 1954, onde fundou e manteve por vários anos, o Colégio Oswaldo Cruz, um dos mais tradicionais na década de 60, localizado na área central da cidade.

Além do Colégio Oswaldo Cruz, o escritor fundou outras dez escolas na região, dentre elas nas cidades de Itaporã e Glória de Dourados, e nos Distritos de Indápolis e Panambi. Na época, dizia que depois de criá-las, as passava gratuitamente para outras pessoas administrarem. Com isso, alunos de outras regiões não precisavam enfrentar longas horas de ônibus para estudar em Dourados.

José Pereira Lins fundou e presidiu a Academia Douradense de Letras. Em 2005, em uma solenidade especial e inédita, o Conselho Universitário da UNIGRAN concedeu a ele o Título de Doutor Honoris Causa da UNIGRAN, por sua história de contribuição para o desenvolvimento educacional e cultural de Dourados.

No ano de 2007 foi homenageado durante a “I Oficina de Incentivo à Informação”, promovida pela Sala de Leitura dos Correios de Dourados, que teve como tema “O Encontro de Gerações da Literatura e Poesia Douradense”, oportunidade onde fez menção sobre a importância da leitura na vida das pessoas.

Em 2010, recebeu o “Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva”, em sua primeira edição, instituído pela Câmara Municipal de Dourados para agraciar escritores do município que se destacaram na produção literária regional sul-mato-grossense.

Zé Teixeira, autor do projeto de Lei, conta a importância de homenagear este grande nome da educação douradense. “Nada mais justo que reconhecer a história desse educador homenageando-o com a denominação de uma escola estadual, em Dourados, cidade onde também dedicou tanto empenho pelo crescimento do setor educacional, em todos os níveis de ensino”, conclui o deputado.

Relacionados

logo
© 2025 Zé Teixeira - Deputado Estadual

Desenvolvido por: