05.07.2013

MS fechou junho com 43% da área plantada com milho safrinha colhida

/_arquivos/uploads/0/821-4bd8d9e8755eaba27af71b7627cc9d3b.data
Tamanho da letra
A-
A+

Mato Grosso do Sul fechou o mês de junho com 43% da para plantada com milho safrinha colhida. É o que aponta a circular técnica divulgada pelo Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga Web).

Na safrinha 2012/2013, os produtores do Estado plantaram 1,421 milhão de hectares com o cereal, o que representa um incremento de 18,5% frente aos 1,199 milhão de hectares cultivados no ciclo passado, de acordo com o mais recente levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A produtividade média projetada é de 4.541 quilos por hectare ou 75,2 sacas por hectare e uma produção total, conforme estimativa da Conab, de uma nova safra recorde, 6,414 milhões de toneladas de milho.

Segundo o Siga Web, a colheita da safrinha não teve um grande avanço no Estado em junho, em razão do excesso de chuvas, principalmente na região Sul. Reflexo disso, de acordo com o levantamento, é que agricultores de vários municípios que tem grande produção, como Amambaí, Aral Moreira, Coxim, Juti, Naviraí, Ponta Porã e Vicentina não tinham iniciado a colheita até o dia 27 de junho.

Mercado
Conforme o Siga Web, o milho apresentou no fim de junho uma desvalorização de 11% em relação aos preços observados no inicio do mês. Com o inicio da colheita da safrinha e a capacidade de estocagem do armazéns do Estado apertada, a venda do cereal está sendo realizada a medida que a colheita avanço, afetando assim os ganhos dos produtores.

Os técnicos do Siga Web apontam que a tendência do mercado é de que que os preços continuem caindo, apesar de existir a expectativa que o governo federal intervenha para manter as cotações a um nível razoável.

Relacionados

logo
© 2024 Zé Teixeira - Deputado Estadual

Desenvolvido por: