Mais agilidade e eficiência no atendimento às urgências no socorro médico podem representar, em muitos casos, a diferença entre salvar ou perder uma vida, ou ainda minimizar ou maximizar sequelas.
Sabedor disso o deputado estadual Zé Teixeira solicitou a viabilização de recursos da União para aquisição e destinação de motolâncias para atendimento ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência SAMU, do município de Dourados.
As motolâncias SAMU promovem o atendimento rápido que interfere muito na vida que está sendo socorrida, pois, quanto mais rápido chegar o socorro à vítima, menores serão as possibilidades de óbito e sequelas mais agravantes.
Os veículos de intervenção rápida (Motolâncias SAMU) são úteis principalmente nos casos de doenças cardiovasculares como: infartos, ataques cardíacos e derrames cerebrais, nestes casos quanto menor o tempo do socorro, menor serão as implicações.
A moto do SAMU é pilotada por um técnico de enfermagem e tem a possibilidade de chegar mais rápido aos atendimentos de urgência em localidades onde o fluxo de trânsito é muito intenso, ou em territórios de difícil acesso, em que as ambulâncias muitas vezes não conseguem passar com facilidade. A motolância antecede a chegada da ambulância de suporte avançado para adiantar o atendimento e estabilizar a vítima.
A destinação de motolâncias para o município de Dourados, certamente proporcionará maior agilidade e qualidade no atendimento no setor da saúde pública a toda população.