11.11.2013

Deputado apresenta Moção para professora douradense

/imagens/semimagem/semimagem.jpg
Tamanho da letra
A-
A+

O deputado estadual Zé Teixeira apresentou a Moção de Congratulação à Professora Ana Paula Oliveira e Fernandes, por ter seu trabalho sobre experiências próprias em sala de aula, denominado “Experiências de Ensino da L1, L2 e Literatura Surda (LS), realizadas por professora surda”, selecionado pela Universidade de Coimbra e convidada a apresentá-lo em Lisboa, Portugal.

Natural de Caarapó, a professora ficou surda ainda na infância, sequela devido à meningite, doença a que foi acometida aos cinco anos de idade. Ana Paula venceu todos os obstáculos em sua vida, e com o apoio fundamental da família formou-se no Curso de Artes e em 2012 também concluiu a faculdade de Letras/Libras. Para ela, esta formação lhe facilitou a comunicação em sala de aula com os alunos, pois existia uma barreira que prejudicava o desenvolvimento completo das aulas e impedia que os alunos tivessem bom aproveitamento.

Como professora surda da Rede Municipal de Ensino de Dourados, Ana Paula leciona Artes na Escola Municipal Arthur Campos Mello, localizada na Vila Cachoeirinha, e ministra suas atividades em sala de aula com a ajuda de um intérprete de Libras, atendendo uma nova proposta da administração municipal, colocada em prática pela Secretaria de Educação.

Após a conclusão da faculdade Letras/Libras, Ana Paula fez o trabalho que foi apresentado em Lisboa. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu, na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), no Atendimento Educacional Especializado e na Sala de Recurso Multifuncional, como requisito da disciplina de conclusão do curso de Letras/Libras da Ead/UFSC.

Em Lisboa, dentre as atividades da Universidade de Coimbra, está uma entrevista com a possibilidade da Professora Ana Paula receber mestrado, uma grande conquista para esta cidadã do Mato Grosso do Sul. “Ela serve de exemplo e merece nosso louvor e reconhecimento pelo esforço e dedicação, principalmente por colocar sua experiência de trabalho e as dificuldades vencidas ao alcance do conhecimento de todos, da avaliação do setor público e administrativo para a formulação de novas  ou o aperfeiçoamento das políticas de ensino já existentes”, destacou Zé Teixeira.

Hoje a Professora Ana Paula reside em Dourados, tem uma filha de 4 anos e 11 meses, Ana Sophia Fernandes Colzani,  e como concursada acrescenta ao seu currículo 8 anos de trabalhos junto ao setor administrativo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

Relacionados

logo
© 2025 Zé Teixeira - Deputado Estadual

Desenvolvido por: