A escola, que por excelência é o local dedicado à educação e à socialização da criança e do adolescente, hoje transformou-se em cenário de agressão, autoritarismo e desrespeito mútuo.
Tendo conhecimento desta realidade o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) reivindicou que seja intensificado o patrulhamento policial no horário de saída dos alunos nas Escolas Públicas da Capital, em especial nas Escolas Estaduais José Ferreira Barbosa, na Vila Bordon, e Teotônio Vilela, no Bairro Universitário II, em Campo Grande.
Segundo o deputado a violência relaciona-se também com a disseminação do uso de drogas, o movimento de formação de gangues eventualmente ligadas ao narcotráfico e com a facilidade de estudantes portarem armas. Tudo isso tendo como base o fato de que as escolas perdem mais a cada momento o vínculo com a comunidade e acabam incorporadas à violência cotidiana do espaço urbano. Enfim, deixaram de ser o porto seguro para os jovens estudantes, destacou o parlamentar.
Diante destes fatos se faz necessário a intensificação do patrulhamento policial nos horários de saída dos alunos das Escolas Públicas da Capital, em especial as localizadas nos bairros mais afastados da região central, a exemplo da Escola Estadual José Ferreira Barbosa, na Vila Bordon, e da Escola Estadual Teotônio Vilela, no Bairro Universitário II, onde a incidência de violência escolar é maior.
Desta forma, as ações do Executivo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública SEJUSP e Comando Geral da Polícia Militar beneficiarão toda a comunidade, que pela intensificação do competente serviço oferecido pelo policiamento do nosso Estado poderão contar com maior segurança e mais tranquilidade, concluiu o parlamentar.