06.02.2014

Deputados homenageiam ex-prefeito de Itaporã

Os deputados estaduais Zé Teixeira (DEM) e George Takimoto (PDT) apresentaram Moção de Pesar pelo falecimento do sr. Aurenô Arnaldo Cordeiro, prefeito de Itaporã, ocorrido na manhã do dia 24 de janeiro deste ano.
/_arquivos/uploads/1/1190-1e23db73e2fe20416ad2d40b13c68181.data
Tamanho da letra
A-
A+

Na sessão plenária da última terça-feira (05) os deputados estaduais Zé Teixeira (DEM) e George Takimoto (PDT) apresentaram Moção de Pesar pelo falecimento do sr. Aurenô Arnaldo Cordeiro, ex-prefeito de Itaporã, ocorrido na manhã do dia 24 de janeiro deste ano, em decorrência de problemas de saúde.  

“Parente”, como era carinhosamente conhecido, o ex-prefeito de Itaporã estava, com 83 anos e lutava contra um câncer. Depois de um período de tratamento por complicações cardiovasculares, faleceu no Hospital do Coração de Dourados.

História de Aurenô - Nascido em Exu, cidade no Estado de Pernambuco, era casado com dona Maria Serafina Cordeiro, com quem teve oito filhos, dentre eles o ex-prefeito Antônio Cordeiro Neto - por três mandatos -, 19 netos e 12 bisnetos. 

Foi eleito prefeito de Itaporã por dois mandatos, de 1959 a 1963 e de 1970 a 1973, e vereador por outras quatro legislaturas. 

Muito popular, carismático e competente, teve uma carreira política brilhante na cidade. Mesmo sem mandato eletivo, jamais perdeu contato com a vida política do município, participando ativamente de todas as eleições.

Em 17 de julho de 2010, com muita galhardia e prestígio incontestável, resgatando um sonho, na presença de várias lideranças políticas e empresariais do município e região, na sede do Rotary de Itaporã, ele lançou o livro "A Vida e os Sonhos de um Nordestino". O livro, em linguagem popular, narra a história e difícil trajetória, mas divertida, do político que veio para a região, se fixando em Itaporã ainda na década de 50, período em que fazia parte da Colônia Federal como "Colônia Municipal de Dourados", antes de virar município.

No livro registrou o episódio da criação do município através da força dos então deputados Camilo Ermelindo da Silva e Francisco Leal de Queiroz. Na época eles apresentaram um projeto de lei para elevar a Colônia Municipal a Município, devido ao grande progresso alcançado pela Colônia.

“Aurenô Cordeiro teve uma trajetória de vida que se confunde com a história do município de Itaporã, deixa um legado notável, de simplicidade, de exemplo de vida, de um grande e valoroso cidadão Itaporanense, digno de lembranças e de ser seguido por muitos - hoje, sua nora, Sra. Jacinta Reia Cordeiro, é vice-prefeita da cidade”, destacou o deputado Zé Teixeira.

Relacionados

logo
© 2025 Zé Teixeira - Deputado Estadual

Desenvolvido por: