Para atender a comunidade em geral, o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) apresentou a indicação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, solicitando um Centro de Diagnóstico de Câncer, o qual se implantado atenderá cerca de 800 mil pessoas residentes na região da Grande Dourados.
Quando o tumor é detectado em seu estágio inicial, a possibilidade de cura é de mais de 90%, sendo dessa forma fundamental realizar exames periódicos, tornando possível o diagnóstico precoce, pois o sucesso do tratamento do câncer está diretamente relacionado a isso.
Somos sabedores de que é preciso ampliar os serviços públicos e dotá-los de qualidade, e com a disponibilização desse novo serviço os diagnósticos sairão com maior agilidade, o que irá reduzir o tempo de tratamento e diminuir as mortes ocasionadas por câncer naquele município, afirmou Zé Teixeira.
O Hospital do Câncer de Dourados atende a um altíssimo número de pacientes, oriundos de pelo menos 32 municípios do Estado, tem autorização de Centro de Alta Complexidade em Oncologia, porém, o Centro de Diagnóstico de Câncer facilitaria e agilizaria os procedimentos no diagnóstico precoce da doença, salvando muitas vidas.
Salientamos que facilitar o acesso à saúde é questão de justiça social, permitindo que todos possam usufruir dos benefícios deste serviço público, sem os cidadãos terem que enfrentar grandes transtornos ou constrangimentos, disse Zé Teixeira.