O deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa, Zé Teixeira, apresentou indicação na sessão plenária desta quinta-feira (28/05) na qual pediu, em caráter de urgência, obras de recuperação em toda a extensão das linhas de acesso ao Assentamento Sul Bonito, no trecho que inicia desde a rodovia MS-488 - localidade conhecida como Praia da Amizade - em Itaquiraí.
Teixeira diz que conforme informação da mídia, o Prefeito Ricardo Fávaro Neto apresentou Dossiê ao Governo do Estado, por meio da AGESUL, em que relata a situação das referidas linhas de acesso.
No documento o prefeito expõe que Itaquiraí possui 61% de sua população residente no campo, resultando numa enorme concentração de pessoas nos 12 assentamentos existentes no município, sendo essencial manter aquelas estradas em perfeitas condições para a segurança do tráfego de ônibus escolares, das famílias da agricultura familiar e para o escoamento da produção.
Desta forma, os produtores rurais da região, dentre cidadãos de diversos setores, reivindicam pela manutenção emergencial do trecho para restabelecer o tráfego seguro de pessoas, veículos e caminhões, uma vez que o setor agropecuário é o que mais padece com as estradas intransitáveis, levando a perdas e perecimento de produtos, bem como com o encarecimento cobrado pelo frete, afirmou o parlamentar.
Teixeira complementa: Consideramos o estado de precariedade em que se encontram àquelas estradas vicinais, o que coloca em risco a vida das pessoas que trafegam pelo local, e uma vez que obras emergenciais, neste caso, são necessárias com frequência, tornam-se processos onerosos aos cofres públicos e não resolvem o problema, solicitamos a urgente inclusão de obras de patrolamento e cascalhamento daquelas linhas de acesso ao Assentamento Sul Bonito no plano de trabalho do Governo do Estado, finalizou o parlamentar.