O deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa, Zé Teixeira (DEM), apresentou projeto de Lei que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação do Centro Cultural da Melhor Idade de Bataguassu.
A Instituição foi fundada em junho de 2006, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, com prazo indeterminado, destinada a assegurar os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, e é constituída por número ilimitado de associados, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, sem distinção de nacionalidade, religião ou raça.
A entidade tem como objetivo propor lazer, socialização para melhor condição física, mental e espiritual da pessoa idosa, promover a assistência social e o voluntariado, e através da realização de atividades diferenciadas vem prestando atendimento multidisciplinar aos seus integrantes no grupo e em outras associações, colaborando com a inserção cidadã na sociedade, família e comunidade, favorecendo a autoestima e dignidade, argumentou Zé Teixeira.
Segundo o parlamentar, o grupo é constituído de aproximadamente 100 integrantes, sendo 80 mulheres e 20 homens, na sua maioria aposentados, dentre eles alguns ainda exercem atividades domésticas e informais. Naquele espaço de socialização e valorização social uma de suas motivações é conquistar melhoria na qualidade de vida aos cidadãos da melhor idade, que encontram nas atividades físicas e sociais novas identificações e a possibilidades de convivência com outros grupos.
Dentre as atividades desenvolvidas, a Associação do Centro Cultural da Melhor Idade realiza também algumas ações conjuntas com o município, por meio do Projeto Conviver Melhor Idade, ponderou Teixeira.
O deputado acredita na aprovação do projeto, que reconhecerá a atuação e a importância do trabalho social e filantrópico da Associação no município de Bataguassu, realizado sem esperar retribuição alguma, não expondo ou evidenciando as pessoas beneficiadas por suas ações.