Atendendo à demanda de Anastácio, o deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa, Zé Teixeira (DEM), participou ontem (23/02) de reunião com o Governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a vereadora Maria Vital (PMDB), de Anastácio, acompanhada de Wander Alves Meleiro (Dinho) - Chefe do Gabinete da Prefeitura, secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade, Thiago Sanches, e com o secretário de saúde Gaudio Trindade. A audiência foi realizada na sede do executivo estadual, em Campo Grande.
Segundo Zé Teixeira, eles trataram de assuntos que beneficiarão a população de Anastácio. Discutimos a possibilidade de ação do Governo no processo de reativação da maternidade Abramastácio, que por falta de recursos não oferece o atendimento ideal aos moradores da cidade. Também pedimos a pavimentação de 1,1 km da Rua Vanderley, que dá acesso ao frigorífico Buriti, em Aquidauana, afirmou o democrata.
Segundo o chefe de gabinete da prefeitura de Anastácio, Wander Alves Meleiro (Dinho), a maternidade não funciona por falta de estrutura financeira. Infelizmente nossa maternidade, que tem ótimo espaço para oferecer serviços de qualidade à comunidade, está desativada por falta de recursos. Pedi ao deputado Zé Teixeira que intermediasse a reunião com o Governador Reinaldo, para juntos iniciarmos o projeto de revitalização da referida maternidade, disse Dinho.
Já a vereadora Maria Vital (PMDB) enfatizou a atuação do deputado também no pedido de pavimentação da Rua Vanderley, que dá acesso ao frigorífico Buriti, em Aquidauana. Serão 1,1 quilômetros de pavimentação que beneficiarão os produtores rurais que utilizam constantemente a via para o transporte de animais ao frigorífico. Agradecemos muito o deputado Zé Teixeira, pela constante ajuda que tem dado ao nosso município, disse a vereadora.
Piso salarial da Educação
Zé Teixeira participou também do evento realizado ontem (23/02), na Governadoria, que formalizou o reajuste anual dos professores da educação básica. Os docentes terão, a partir do pagamento de março, reajuste de 11,36% - de acordo com a Lei Federal nº 11.738/2008.
Assim, professor com formação de ensino médio no início de carreira irá receber R$ 3.151,68 para lecionar por 40 horas semanais na rede estadual. Já os professores com formação de nível superior, a remuneração no início de carreira será de R$ 4.727,67.
Zé Teixeira avalia o comprometimento do Governador Reinaldo Azambuja com a educação de Mato Grosso do Sul. Parabenizo o chefe do executivo de nosso Estado, que mesmo em época de grande crise financeira existente no país, não deixou de cumprir a referida determinação federal e aumentou o salário dos professores em 11,36%. O Mato Grosso do Sul é o Estado nº 1 em pagamentos de salários para os profissionais da educação. Sem dúvida, uma grande conquista dos nossos docentes, afirmou Zé Teixeira.
O parlamentar pediu também para que o nosso Estado crescesse no Índice de Desenvolvimento da Escola Básica (IDEB). Não é só o salário que tem que aumentar. Os docentes de Mato Grosso do Sul precisam figurar em primeiro lugar no IDEB. Assim, de fato, construiremos a maior rede de ensino público do país, concluiu.
Atualmente, são 9.112 professores efetivos no Estado que serão beneficiados com esse reajuste, segundo a Secretaria de Estado Educação (SED).