02.06.2021

Moção de Zé Teixeira homenageia policias do 3º Batalhão de PM de Dourados

/imagens/noticia/383474259-zeteixeiraalms020640.jpg
Tamanho da letra
A-
A+

Durante sessão plenária (02/06), o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) apresentou Moção de Congratulação aos policias militares Wilson Teixeira, Anderson Gouvea dos Santos e Valdinei Gonçalves do Nascimento Júnior, que compõem o 3º Batalhão de Polícia Militar, em reconhecimento ao excelente trabalho que dedicam no cumprimento dos deveres da carreira militar e aos relevantes serviços prestados à comunidade douradense.

Assim, são conhecidos e reconhecidos os servidores alvo desta Moção de Congratulação por grande parcela da comunidade douradense e por cidadãos de outros municípios que compõem a Grande Dourados, e que me pediram para enaltecer publicamente o exemplo demonstrados no cumprimento diário do dever, pelo caráter e ética dos policiais”, justificou Zé Teixeira.

De acordo com o parlamentar, os policiais militares são imprescindíveis e fundamentais, principalmente no momento em que enfrentamos a pandemia causada pelo novo Coronavírus, a Covid-19, no que tange à preservação da ordem pública, policiamento ostensivo e preventivo das cidades para assegurar a paz e combater o crime. “Conclamo os nobres Pares desta Casa de Leis na aprovação desta Moção, em Aplauso aos servidores policiais militares que se destacam pelo caráter, ética, profissionalismo e eficiência no cumprimento da missão perante a comunidade douradense”, afirma o parlamentar.

Um pouco sobre a história da Polícia Militar

No Brasil, a Instituição foi criada em 5 de setembro de 1835, com a denominação de Homens do Mato, em 1947 recebeu a atual designação de Polícia Militar e aqui, com o desmembramento de nosso Estado com o Estado de Mato Grosso, em 1977, passou a denominar-se Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

Dentre as inúmeras funções que cabem à Polícia Militar, as primordiais são o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Assim, a PM é a Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil.

A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul é composta pelo Comando-Geral, Comando de Policiamento Metropolitano – COM, Comando de Policiamento do Interior – CPI, Diretoria de Pessoal – DP, Diretoria de Apoio Logístico – DAL, Ajudância Geral – AJG, Seção de Legislação - PM1, Seção de Ensino e Instrução - PM3, Estatística da PM3, Diretoria de Sistema e Gestão da informação – DSGI, Assessoria de Comunicação Social - PM5, Corregedoria, Cartório da Corregedoria e Policlínica, e está organizada operacionalmente em Batalhões de Polícia Militar (BPM), distribuídos em 16 Comandos Regionais (CRs) e Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM), estes divididos em 4 comandos. Há ainda os Comandos Especializados (CESP), além de grupos integrados com outras forças de segurança ligados diretamente à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e outros órgãos como o GAECO do Ministério Público Estadual (MPMS).

Em seu papel fundamental, ressaltamos, cumpre missão constitucional de preservação da ordem pública, policiamento ostensivo e preventivo das cidades do Estado de Mato Grosso do Sul e está presente nos 79 municípios do Estado. Assim, todo o município possui uma unidade da PM em sua cidade e nos distritos – ela é a única que está presente em todo o território sul-mato-grossense, subdivida em Unidades Regionais e Comandos Regionais, a exemplo do 3º BPM – Dourados, que conta com o GPM – Distrito de Indápolis; 2º Pel/2ª Cia – Distrito de Itaum; 1º GPM/1º Pel/3ª Cia - Distrito de Vila Formosa; 2º GPM/1º Pel/3ª Cia - Distrito de Vila Vargas; 3º GPM/1º Pel/3ª Cia - Distrito de Panambi; 2º Pel/3ª Cia – Caarapó; 3º Pel/3ª Cia – Itaporã e o 2º GPM/3º Pel/3ª Cia –Douradina.

A Polícia Militar também mantém Projetos Sociais, tais como a Banda de Música Mirim; Bom de Bola, Bom na Escola; a Equoterapia; Cematran; Patrulha Mirim; Proerd; o Fundo de Assistência Feminina – FAF; o Florestinha; Reação e Tiro Adaptado, contando com a atuação de seu efetivo no trabalho.

O policiamento ostensivo e preventivo é feito através do policiamento de Rádio Patrulha, do Grupamento Tático Motorizado – como o GETAM em Dourados – da Força Tática e Grupo de Operações com Cães, também de outros policiamentos esporádicos, e do Pelotão de Policiamento de Trânsito – onde se encontram lotados os servidores nominados.

Por Gustavo Nunes

Relacionados

logo
© 2024 Zé Teixeira - Deputado Estadual

Desenvolvido por: