Durante sessão plenária o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) apresentou Moção de Pesar aos familiares do médico veterinário Valdir Perusso, ex-vereador douradense, por seu falecimento devido a complicações de seu estado de saúde em decorrência da Covid-19, no dia 5 de fevereiro deste ano.
“A sociedade douradense perde um grande cidadão, participativo e que muito contribuiu com a comunidade, merecedor de nosso respeito pela nobreza de caráter, pelo legado de exemplos de vida deixado à família e amigos, e em reconhecimento também à dedicação por seu trabalho junto ao Legislativo Municipal de Dourados, conclamamos os nobres Pares desta Casa de Leis nesta homenagem singela ao seu nome e a seus familiares”, justificou o parlamentar.
História - O ex-vereador Valdir Perusso foi eleito com 813 votos nas Eleições de 1982, para o período de 1983 a 1988, sendo que naquela legislatura o mandato foi prorrogado por mais dois anos, na primeira disputa em que o Mato Grosso do Sul teve eleições diretas para governador desde que foi criado, em 1977.
Em Dourados, o prefeito eleito na época foi o professor Luiz Antônio Álvares Gonçalves, e para o Governo foi eleito Wilson Barbosa Martins.
O médico veterinário Valdir Perusso nasceu em 30 de novembro de 1950, era casado com a Senhora Rita Elizabeth Bonilha Perusso, com quem teve o filho Jaykson Perusso, manteve por mais de 50 anos a loja Central Veterinária, na Avenida Marcelino Pires, no centro da cidade, por onde passaram, como estagiários convidados por ele, quase que a totalidade dos estudantes do Curso de Medicina Veterinária formados pela Unigran.
Em 1988, disputou a reeleição e obteve 600 votos, ficando como suplente do então PMDB, partido que elegeu sete dos quinze vereadores daquela legislatura. Naquela eleição também foi eleito o prefeito Antônio Braz Melo, antes derrotado na primeira tentativa ao cargo, em 1982.
Conhecido pela serenidade e determinação com que conduziu o único mandato legislativo, Valdir Perusso, esteve na bancada do Legislativo Municipal com nomes expressivos do PMDB na época, como os professores Paulo Falcão, Valdenir Machado, Carlos Roberto Cristino de Oliveira, o oftalmologista Áureo Garcia Ribeiro, o radialista Albino Mendes e o advogado Neri Azambuja.
O ex-vereador e médico Veterinário deixa a esposa, filho, o neto Arthur Perusso, e uma lacuna de saudade em toda a família.