18.02.2022

Governo anuncia mais uma etapa para revitalização do Castelinho, em Ponta Porã

/imagens/noticia/castelinho1180249.jpg
Tamanho da letra
A-
A+

Atendendo o deputado Zé Teixeira (DEM), o Governo do Estado divulgou, por meio de Extrato de Contrato publicado no Diário Oficial nº10.750, a execução da restauração do antigo prédio do 4º batalhão da Polícia Militar, o “Castelinho”, em Ponta Porã. A obra está orçada em R$ 3.663.757,63 (três milhões e seiscentos e sessenta e três mil e setecentos e cinquenta e sete reais e sessenta e três centavos). 


Para Zé Teixeira, esta reivindicação trata de um projeto de investimento na área cultural do município, com o intento de socialização e incentivo à cultura. “O Castelinho representa muito mais do que um edifício velho para Ponta Porã, faz parte da história da cidade, e rejeitar a história é rejeitar a própria identidade", afirmou o deputado.
Desde 2014, o deputado reivindica restauração do antigo prédio do 4º Batalhão de Polícia Militar, conhecido como “Castelinho”, tombado como patrimônio histórico e cultural do Estado e localizado na Avenida Brasil, em Ponta Porã. 


Zé Teixeira salienta a importância desta conquista. “Garantimos assim mais incentivo ao turismo e cultura de nosso Estado”, pondera. 
História - Construído entre 1926 e 1930, durante o governo de Mário Correia, para abrigar o Quartel da Força Pública Estadual, o Castelinho é considerado um monumento histórico, tem sua planta baseada nos projetos dos antigos edifícios neoclássicos, marcado por um frontão estilizado, pináculos e platibanda escalonada, teve parte de sua obra financiada pela Companhia Erva Mate Laranjeira e reformado uma única vez no governo de Wilson Barbosa Martins, no ano de 1985.


Tombado como patrimônio histórico do Estado de Mato Grosso do Sul em 2008, o prédio se destacava por seu estilo e imponência, recebeu figuras importantes da sociedade fronteiriça e política, servindo até de sede do Governo de Getúlio Vargas nos anos 40, e hoje encontra-se com sua estrutura praticamente toda comprometida, deteriorada pela ação do tempo, permanecendo em ruínas.


 

Por Gustavo Nunes

Relacionados

logo
© 2025 Zé Teixeira - Deputado Estadual

Desenvolvido por: